29

O que fazemos

Rede Agita Mundo estimula a pesquisa e incentiva a disseminação da informação sobre os benefícios da atividade física e a realização de estratégias efetivas para aumentar o nível de atividade física da população. A rede também apóia o desenvolvimento de programas e redes de atividade física locais e em todo o mundo.

Na última década, o sedentarismo tem sido enfrentado como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como enfermidades cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade. É reconhecido como um dos principais inimigos da saúde pública no mundo, não só pela sua alta prevalência como pela altíssima mortalidade, confirmada por recente publicação da Organização Mundial da Saúde que aponta como a quarta causa de morte dentre as 19 principais, estando à frente inclusive de obesidade e hipercolesterolemia sendo responsável no mundo por três milhões de mortes.

Reunião Agita Mundo

2015 agita mundo network

Reunião do Agita Mundo é organizada pelo CELAFISCS - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, tem como objetivo reunir as instituições parceiras, assessores nacionais e internacionais da rede além de convidados para discutir estratégias de intervenção exitosas ao redor do mundo, temas para o Dia Mundial da Atividade Física e para a Implementação de Agenda Global para Promoção de Atividade Física.

Rede Agita Mundo entende ser de extrema importância ter os seus colaboradores, parceiros e membros de participação na discussão de pontos e manutenção da rede.

Dia Mundial de Atividade Física

Após 15 anos de implantação do Programa Agita São Paulo pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com a assessoria técnico-científica do CELAFISCS - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, o programa foi adotado como estratégia nacional de promoção da saúde por meio da prática regular de atividade física. À sua luz surgiu o Programa Agita Brasil, com o apoio do Ministério da Saúde, ultrapassando também as fronteiras nacionais com o Agita América.

Considerado programa modelo de promoção da saúde pela OMS - Organização Mundial da SaúdeOrganização Mundial da Saúde foi decidido durante a 54a Assembléia Mundial da Saúde em 2002, que o Dia Mundial da Saúde teria como tema a promoção da atividade física. Desta forma nascia o Agita Mundo, inspirado no Agita São Paulo que pelo seu impacto internacional, foi mantido pela OMS como um evento permanente.

A partir de então, o dia 6 de abril passou a ser o Dia Mundial da Atividade Física. O evento da celebração de Agita Mundo em 2011 logrou organizar mais de 2500 eventos em diversos países do mundo. Em São Paulo, o Programa Agita São Paulo por meio de seus mais de 400 parceiros institucionais, reuniu mais de 15.000 pessoas na caminhada do MASP na Av. Paulista à Assembléia Legislativa no Ibirapuera.

 

Para mais informações entre em contato conosco pelo fone: (11) 4239-3211 ou Whatsapp (11) 96865-8538