19

O que fazemos

Os objetivos do Agita São Paulo são:

  • Diagnosticar, a partir dos 14 anos de idade, o nível de atividade física do Estado de São Paulo.
  • Aumentar em (pelo menos) um nível o estágio da mudança de comportamento da população em relação à atividade física (Exercício: o sedentário para pouco ativo e o pouco ativo para ativo).
  • Incrementar em 50% o nível de conhecimento sobre os efeitos benéficos da atividade física na saúde e na qualidade de vida.
  • Estimular o uso de espaços existentes para a prática de atividade física-esportiva e de lazer.
  • Aumentar o nível de conhecimento da população sobre os benefícios de um estilo de vida ativa.
  • Incrementar o nível de atividade física da população.

Fazer com que a população de diferentes faixas etárias siga a mensagem do programa é um desafio que merece a adoção de estratégias especiais.

O princípio da inclusão tem sido exaustivamente procurado e dentro dele definiram-se estratégias que privilegiem mais a cidadania ativa, ou seja, agitar o cotidiano em três ambientes básicos:

Ambientes básicos

Atividades em casa

Atividades em casa

  • Empurrar o carrinho do bebê.
  • Lavar o carro.
  • Passear com o cachorro.
  • Cuidar do jardim.
  • Arrumar a casa.
Atividades no trabalho

Atividades no trabalho

  • Andar.
  • Descer do ônibus um ponto antes.
  • Utilizar as escadas.
Atividades de lazer

Atividades de lazer

  • Jogar basquete.
  • Pedalar.
  • Jogar futebol.
  • Correr.
  • Caminhar.
  • Dançar.
  • Nadar.

Focos de Combate

Para aumentar a eficácia da intervenção foram definidos três grupos focais:

Escolares

Escolares

Em contato com a escolas da rede pública, incentivamos e apoiamos a realização de ações que envolvam os estudantes, funcionários e comunidade, a cultivarem uma vida mais ativa e feliz.
Idosos

Idosos

Através do Senior Fit promovemos a opção de um envelhecimento saudável mediante a adoção de um estilo de vida ativo, com a orientação de atividades físicas prescritas e orientadas, de acordo às necessidades físicas e funcionais do adulto.

Senior Fit

Trabalhadores

Trabalhadores

Apoiamos e orientamos as empresas através de nossos serviços de Consultoria, a incentivar seus funcionários adotarem um estilo de vida mais ativo e saudável.

Ações Estratégicas

Com os objetivos de promover o nível de atividade física da população, aumentar o conhecimento sobre os benefícios da vida ativa e fazer com que a população de diferentes faixas etárias siga a mensagem do programa é um desafio que merece a adoção de estratégias especiais.

Essas são algumas das ações estratégicas que temos adotado para alcaçar nossos objetivos:

Mega eventos

Os mega-eventos, além de serem uma grande oportunidade de exercitar a cooperação entre os parceiros do comitê executivo, geralmente despertam mais a atenção da mídia, tornado-se uma forma eficaz de utilização da mídia não paga. O mega-evento também estimula a participação voluntária de todos os setores da comunidade, chamando a atenção para o problema.

Planejar um calendário com as datas comemorativas ligando a mensagem: "Acumule 30 minutos de atividade física moderada (ou leve) todos os dias de forma continua ou acumulada", pode ser uma boa estratégia para unir esforços com outras lideranças de setores governamentais, não governamentais e empresas privadas.

Algumas ações estratégicas no formato de Mega-eventos

Agita Carnaval

logo agita carnavalO Carnaval é a maior festa popular brasileira, quando muita gente procura "Agitar". Assim aproveitamos essa manifestação cultural para a divulgação da mensagem da importância da atividade física. Um leque específico é confeccionado para o Agita Carnaval, com a mensagem, o logo, o mascote do programa e dicas de como continuar agitando o resto do ano. A distribuição é feita nos locais de desfiles, como sambódromos, clubes, nas folias que antecedem o carnaval, como a "Folia na Faria", coordenada pela APM. Essas intervenções estão acontecendo a cada ano desde 1999. Em 2003, o Agita São Paulo foi tema de uma das Escolas de Samba. Estimamos que a cada ano distribuímos aproximadamente 20.000 leques e 50.000 volantes.

Agita Verão

logo agita veraoNeste mega-evento, buscamos aproveitar o período das férias para a divulgação do programa. Contamos com vários parceiros para confecção e distribuição do material. A distribuição é feita onde existe um fluxo grande de pessoas, como por exemplo, nos pedágios das principais vias de ligação de São Paulo ao litoral e interior — aproximadamente 100.000 volantes por ano, com a parceira das administradoras das rodovias. Através de parcerias, é feita a confecção de faixas com distribuição nas praias com as mensagens dos Programas Verão Vivo e Praia Limpa, juntamente com a apresentação do mascote inflável “Meiorito” e a distribuição de volantes, viseiras e leques.

Agita Trabalhador

logo agita trabalhadorSendo hoje a questão da promoção da atividade física encarada não apenas como importante mas também como necessária, o setor produtivo da sociedade começa a descobrir na prática sistematizada da atividade física e/ou dos exercícios mais um meio para atingir objetivos na melhora da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores. O setor empresarial encontrou na implantação de programas de atividade física uma forma de conseguir dividendos bastante atrativos em épocas tão competitivas. Assim, temos observado um crescente movimento no sentido de cada vez mais um maior número de empresas adotarem estratégias que proporcionem aos seus funcionários alguma atividade física ou exercício sistematizados dentro do próprio ambiente de trabalho. O mega-evento do Trabalhador é estrategicamente desenvolvido junto às comemorações do 1º de Maio - Dia do Trabalho denominado portanto Agita Trabalhador. É uma ocasião oportuna para se comemorar o fato de ser trabalhador. É também um momento propício ao desenvolvimento de atividades de confraternização, lazer e informação de modo informal e descontraído. Para tanto estabelecemos parcerias com as Centrais Sindicais, Centrais de Trabalhadores, Associações de Classes, Entidades representantes da Indústria e Comércio, assim como grandes empresas que tenham programado atividades para a ocasião, oportunidade esta que se concentra um grande número de trabalhadores e nos possibilita atingir um maior número de indivíduos num único momento. Dentre diversos eventos que já participamos podemos destacar a grande festa do 1º de Maio da Força Sindical no Estado de São Paulo, que reune cerca de 2 milhões de pessoas durante todo um dia de múltiplas atividades, oferecendo diversos serviços à população, dentre eles alguns serviços de prevenção primária a saúde e o Agita São Paulo participa ativamente destas atividades. Recomendamos que seja feito contato com as centrais sindicais, centrais de trabalhadores, associações de classes, entidades representantes da indústria e comércio, assim como grandes empresas. Uma orientação importante é que o programa permite uma adaptação da sua mensagem básica à característica da entidade ou instituição que resolver adotar a idéia, desde que não se modifique a mensagem básica do programa e seja citada sua fonte primária. O programa permite que a instituição se utilize das mensagens por nós difundidas, sempre associando a imagem de cada instituição.

Agita Galera

logo agita galeraA promoção da atividade física no ambiente escolar durante muito tempo esteve restrita as aulas de educação física, que nas últimas décadas sofreu uma drástica redução, não só no Brasil, mas no Mundo todo. Desde 1997, o programa Agita São Paulo tem desenvolvido o megaevento Agita Galera que acontece sempre na última sexta-feira do mês de Agosto e tem como objetivo promover a discussão da importância da atividade física para a saúde, bem como a elaboração e implementação de ações permanentes para a promoção do estilo de vida ativo. A rede Estadual de Ensino de São Paulo é, reconhecidamente, uma das maiores redes públicas de ensino do mundo. É responsável por 80% das matrículas no ensino fundamental e médio no Estado. Sua estrutura abrange cerca de 6.100 unidades escolares que oferecem ensino fundamental e ensino médio, educação especial, cursos de suplência e cursos médios profissionalizantes para cerca de 6,1 milhões de estudantes, representando em torno de 17% da população do Estado. Uma das grandes virtudes do Agita Galera foi insistir que o tema atividade física deva ser uma preocupação da escola, do projeto pedagógico e não apenas vinculado à disciplina de educação física. A aproximação das outras disciplinas com o tema atividade física e saúde veio ao encontro do trabalho integrado entre disciplinas, professores, alunos, funcionários e comunidade, um dos motivos que tem garantido o sucesso da intervenção em todo o Estado. Para a organização desse mega-evento e envolvimento da enorme estrutura, a coordenação do programa Agita São Paulo produziu com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e da Educação 3 teleconferências. Esse material tem servido de apoio para as escolas organizarem não só o evento, mas também ações permanentes. Esse material está disponível nas 89 diretorias de ensino do estado. O Agita Galera também tem possibilitado ao Programa Agita São Paulo e aos parceiros exercitarem a cooperação para o alcance a uma meta comum. Todos os parceiros têm se envolvido com o mega-evento trabalhando em diferentes níveis: sensibilização, divulgação e ação propriamente dita, seguindo um planejamento dividido em três fases: antes do evento, o dia do evento, em ações permanentes.

Caminhada Agita Mundo

dmaf caminhadaDesde o ano de 2002 é realizada no mês de abril em comemoração ao Dia Mundial de Atividade Física. Busca informar e envolver a população na busca de uma vida mais ativa e saudável. Em São Paulo, o Programa Agita São Paulo por meio de seus mais de 400 parceiros institucionais, reúne mais de 15.000 pessoas na caminhada, que começa no MASP na Av. Paulista e vai até a Assembléia Legislativa no Ibirapuera. Os participantes são escolares da Rede Pública de Educação, unidades do Programa Saúde da Família, academias, colaboradores de empresas, clubes, associações, hospitais, sociedades médicas e civis, entidades governamentais, cadeirantes e portadores de necessidades especiais e população em geral.

Reunião de Colegiado

E uma das estratégias do Programa Agita São Paulo, onde o objetivo é unificar a rede para ações que foram ou vão ser executadas durante o ano. A reunião é realizada sempre na primeira terça-feira de cada mês na Secretaria de Estado da Saúde, sempre das 13h00 às 16h00.

Divididas em duas partes, a primeira parte fica por responsabilidade dos representantes dos Departamentos Regionais de Saúde e dos articuladores do Agita. Onde se discute as ações de manutenção da Rede Regional de Atividade Física, discussão dos calendários, mega-eventos, divisão de relatos e experiências.

Já a segunda parte é unificada com a rede de parceiros de outras instituições privadas, sociedades, associações dentre outras. Onde é feita a atualização cientifica das justificativas e/ou o impacto da atividade física no tratamento e na prevenção de diversas doenças, ainda apresentações relevantes de trabalhos acadêmicos que são utilizados como ferramentas de promoção de saúde, bem como alimentação saudável, estilos de vida saudável, urbanismo, combate as doenças crônicas transmissíveis etc.

Ainda unifica-se a agenda das ações pontuais e permanentes do Programa Agita São Paulo bem como dos parceiros ao longo do ano vigente. Ainda são apresentados os relatos de atividades de municípios ou parceiros. Ainda é possível articular a Rede para a promoção de Atividade Física, dado o suporte para as ações como: agendamento de treinamentos, distribuição de materiais educativos, apoio e capacitação dos parceiros e etc.

Treinamento de Multiplicadores

O Programa Agita São Paulo da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com CELAFISCS - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, que desde 1997 desenvolve ações de Promoção de Saúde através da Atividade Física, elaborou uma estratégia visando novo modelo de treinamento para capacitação dos interlocutores municipais.

Assim o Treinamentos de Capacitação dos Interlocutores do Programa Agita São Paulo, visa atender os municípios que são pertencentes às DRS, tendo como objetivo principal a ampliação e reestruturação das rede, através da assinatura da Carta São Paulo, da divulgação da mensagem, da estruturação de estratégias exitosas.

Também é foco e objetivo atender às necessidades dos profissionais da área da Saúde dos municípios sobre diversos temas relacionados à fatores e impactos do estilo de vida saudável, recomendação de atividade física para crianças, trabalhadores, adultos, idosos, pessoas que vivem com HIV/ADIS e grupos especiais – DANT, modelo ecológico de promoção da saúde, avaliação do nível de atividade físicas dos atendidos e metas para os próximos 6 meses. Foi também utilizado os espaços para discussão dos modelos para como estruturar os projetos para obtenção de recursos através de portarias de incentivo a prática de atividades físicas vigentes.

Dando ênfase à avaliação dos municípios para implantação de programas de atividades físicas, para que se possa evidenciar o real impacto desta estratégias na comunidade e para maior incentivo dos gestores municipais, assim abordamos um instrumento IPAQ – que requer técnica de coleta simples, material de baixo custo, grande aplicabilidade, e atende aos critérios de cientificidade. Para que assim que mensurado possamos estruturar melhor as intervenções e orientações. Para que se possa verificar as relações já evidenciadas pelo Programa como redução de medicamentos, número de internações por AVC e Diabetes, entre outras doenças e agravos não transmissiveis (DANT).

Para levar o treinamento até o seu Município entre em contato conosco.

Contato: João Pedro Junior

Fone: (11) 4229-8980

Mostra de Boas Práticas

logo boas praticasO Boas Praticas é uma Publicação Anual do compilado das ações pontuais e permanentes do parceiros do Programa Agita São Paulo. O objetivo é divulgar e apresentar experiências exitosas servindo de motivação e guia para os novos parceiros, compartilhar os métodos utilizados, e afirmar a possibilidade existente e real de se promover saúde através da atividades Físicas.

Essa publicação conta com experiências em instituições publicas e privadas desde escola, empresas, prefeituras, departamentos, unidades básica de saúde, hospital, secretarias etc. A publicação do Boas Práticas acontece sempre na semana de comemoração do Dia Mundial da Atividade Física, fique atento a data de submissão.

For more information, please contact us by phones/fax: +55 11 4229.8980 or +55 11 4229.9643 - contact